Foto: Renan Mattos (Diário)
A Sala de Observação Adulta do Pronto-Atendimento (PA) Municipal Flávio Miguel Schneider, no Bairro Patronato, em Santa Maria, está com os dois aparelhos de ar-condicionado estragados há, pelo menos, um mês. Segundo a coordenadora do PA, Andressa Guimarães Machado, os aparelhos deverão ser substituídos por novos, já que, conforme avaliação técnica, eles não podem mais receber manutenção.
- Ali, é onde os pacientes ficam aguardando para fazer algum exame, para serem transferidos para algum hospital de referência ou até mesmo finalizando algum tratamento. Como eles já receberam inúmeras manutenções, o engenheiro e o técnico avaliaram que não valeria mais a pena consertar, e, sim, fazer a troca - explica a coordenadora.
SUBSTITUIÇÃO
Os dois aparelhos, de 24 mil BTUs cada, deverão ser substituídos por quatro condicionadores de ar. Conforme a Superintendência de Comunicação da prefeitura, o processo de aquisição de novos aparelhos, inclusive contemplando outras unidades de saúde, já foi encaminhado. No entanto, em função dos prazos legais dos processos licitatórios, a previsão é que, até o final de fevereiro, o problema esteja solucionado.
Hospital da Brigada Militar passará a fazer cirurgias com anestesia geral a partir de fevereiro
Hoje pela manhã, a Secretaria de Saúde deve fazer o pedido específico de uma compra emergencial para resolver o problema do PA do Patronato. A expectativa é que eles cheguem em até 15 dias. Com isso, o problema só deve ser resolvido na segunda quinzena de fevereiro. Até lá, a orientação é para que os familiares dos pacientes internados levem de casa um ventilador para suportar o calor.
- Nós não temos ventiladores, então, as famílias estão trazendo. Esperamos que eles (novos aparelhos) sejam instalados em breve, é o mínimo que podemos fazer para a população - comenta Andressa.
Ontem à tarde, a Sala de Observação tinha dois pacientes internados. Os condicionadores de ar da sala de espera do PA Adulto estavam funcionando.